1.      Objetivos do Curso

1.1    Gerais 

Formar profissionais que projetem, implementem e coordenem infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas empresas.

1.2      Específicos

Uma vez que os sistemas de informação estão difundidos em todas as áreas organizacionais, é ampla a atuação do profissional de Sistemas de Informação como agente e promotor de mudanças, fazendo com que as empresas utilizem adequadamente a tecnologia da informação na solução de seus problemas.

É um trabalho que apresenta aspectos multidisciplinares, integrando diversas áreas de conhecimento, como ciência da computação, ciências gerenciais e ciências comportamentais.

Para tanto os objetivos específicos do curso são:

Formar profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as organizações, através da modelagem e implementação de sistemas de informação;

Formar profissionais com visão interdisciplinar, que busquem o aperfeiçoamento contínuo, integrando conhecimentos para o desenvolvimento de soluções computacionais adequadas às organizações.

Promover sólida formação técnico-científica para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos de sistemas de informação

Estimular o egresso a interagir junto aos problemas sócio tecnológicos da comunidade e das organizações.

Formar profissionais com visão global, humanística e calcada na ética.

Incentivar a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

2       Perfil Profissional do Egresso

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

2.1      Áreas de atuação

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática. Este profissional estará apto a:

Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais;

Coordenar infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;

Realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;

Atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;

Empreender seu próprio negócio em informática.

Coordenador: Prof. Me Milton Francisco de Brito

 

 

 GRADE